quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Jogos e Jugos da Democracia



 "A democracia política foi criticada porque conduz à ineficiência e fraqueza de direcção, porque permite aos homens menos desejáveis obter o poder, porque fomenta a corrupção. A ineficiência e fraqueza da democracia política tornam-se mais aparentes nos momentos de crise, quando é preciso tomar e cumprir decisões rapidamente. Averiguar e registar os desejos de muitos milhões de eleitores em poucas horas é uma impossibilidade física".


Aldous Auxley - "Sobre a democracia e outros estudos"





Só a título de exemplo, Portugal, mesmo considerando  a breve tragicomédia  da primeira república, nunca soube verdadeiramente o que era viver em democracia até Abril de 1974.

  
Por mais imperfeitos e incapazes que se mostrem os sistemas políticos sediados na democracia, esta não deixará de ser a única descoberta filosófica feita até hoje, pelos homens,  capaz de nos conceder, pelo menos, a a ideia de que somos livres  de pensar em voz alta aquilo que nos vai na alma.                                                                                                             


Claro que Aldous Huxlei não deixa de ter razão quanto  a alguns aspectos menos conseguidos da democracia e que são aproveitados pelos políticos, e quantas vezes inimigos latentes da própria democracia, para esgravatar na fissura da indolência dos povos.  Em muitos casos,  estes últimos entram, como vemos na actualidade, em negação aceitando com plácido entusiasmo  participar em  todos os  jogos e jugos que lhes querem impor majorados estes pela necessidade, real ou artificialmente criada, de ultrapassar tormentosas dificuldades, na maior parte dos casos fabricadas pelos que repartem o bolo do poder e das 'benesses democráticas' que ele proporciona. Deste bolo e destas benesses, para os povos, é certo, restará sempre e só a fava.  E esta será,  ad eternum,  a contradição  da democracia que, à imagem do homem imperfeito e carregado de enganos, erros e oportunismos,  ocasionais ou não, vedará o acesso  ao el dorado sonhado para qualquer regime democrático a que  restará  contentar-se sempre com o pragmatismo do 'menos mau',  sendo esse, porventura, o lado mais odioso da fraqueza da democracia. 





Jacinto Lourenço, Out. 2018