sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Receita para fazer Morrer uma Cidade





Nasci e cresci quase sempre em Lisboa, se descontar cerca de quatro anos passados no Alentejo que fizeram com que o sentir alentejano se me tornasse indissociável do que sou hoje.



Sempre gostei da capital, dos seus bairros, das gentes que os habitam, do seu pulsar de grande / pequena cidade com um misto de pormenores de ruralidade que não podiam escapar a qualquer observador estivesse dentro ou viesse de fora.  Não foram muitos os anos que morei em Lisboa, mas foram suficientes para perceber que Lisboa, para mim, era uma cidade para ir, estar umas horas, visitar, e regressar de quando em vez. Valia sempre a pena  Ir à baixa às compras, ou ver o último filme a passar no Condes, no Eden, no São Jorge, no Odeon, etc; era um programa aliciante. Subir pela Sé até ao miradouro de Santa Luzia ou pela Calçada da Glória até São Pedro de Alcântara para ver os telhados que se espraiam cidade acima, cidade abaixo, ou mirar a  Senhora do Monte no Outeiro contrário, eram motivos mais do que suficientes para nos lavar a vista e a alma. Sempre me orgulhei da cidade onde nasci e que vi transformar-se, mesmo que nem sempre tenha sido para melhor.



Depois, mais tarde, comecei a ir a Lisboa para percorrer os alfarrabistas à procura de obras ‘descatalogadas’ pelas editoras e que só naqueles  templos do livro se podiam encontrar. Mas também nesses périplos, atrás de livros,  me deliciava com a paisagem citadina, visto que muitos alfarrabistas se podiam encontrar nos bairros mais característicos de Lisboa. Subir as Escadinhas do Duque ou descer a Calçada do Combro, por exemplo, não era apenas exercício físico, eram percursos de fruição pura da cidade nas suas zonas mais pitorescas e onde se congrega muita da sua monumentalidade.

Mas as cidades mudam e mudam de forma mais ou menos continuada. Afinal, como diz o povo, “parar é morrer”.  Pese embora isso, nem toda a mudança tem sido para melhor,  em Lisboa. Hoje caminhar na baixa é quase como estar num centro comercial asiático a céu aberto. Poucas lojas tradicionais restam. As livrarias onde me habituei a entrar, quanto mais não fosse do que para apenas folhear meia dúzia de livros e olhar as novidades ou sentir o cheiro do papel de livro que, como bem sabemos, é um cheiro diferente de todos os outros  papéis.
   


Alfarrabistas contam-se quase pelos dedos das mãos no núcleo da cidade onde se concentravam a maioria deles. A marcha inexorável do dinheiro e do lucro rápido têm condenado toda uma forma de vida que devia manter o seu lugar em Lisboa, porque uma cidade, e a alma de uma cidade,  também se faz disso, das lojas tradicionais, do comércio tradicional e de Livrarias e alfarrabistas. Dir-me-ão que é o progresso. Pois sim, mas o progresso não se deve sobrepor à alma, ao sentir fundamental das cidades, ao seu coração, à sua cultura, à sua idiossincrasia.  E Lisboa está a perder-se um pouco todos os dias. E é pena, porque afinal cultura e tradição não são incompatíveis com modernidade, bem pelo contrário, é isso que traz, em grande medida, os turistas a visitar Lisboa. Era isso que poderia continuar a fazer com que apetecesse, a estrangeiros e portugueses, desejar passar umas horas ou dias em Lisboa e fruir a cidade.



Quando fechar a última loja tradicional ou o último café centenário. Quando a última livraria encerrar portas. Quando todos os bairros mais tradicionais estiverem despejados de moradores e transformados em alojamentos locais ou hotéis de charme. Quando no São Carlos já não se ouvirem notas musicais ou a voz dos sopranos em toda a sua beleza lírica e o Teatro de ópera for apenas mais um centro comercial, ou mesmo quando o D. Maria II vier a ser  apenas mais um edifício de fachada com um escritório em open space no seu interior. Quando em todas as ruas da cidade se ouvir apenas o bulício surdo dos "Tuk Tuk", dos táxis e o rosnar das rodas dos troleys dos turistas a baterem na calçada portuguesa, então aí sim, deixará de valer a pena revisitar uma Lisboa sem alma que será igual a qualquer outra cidade ocidental  daquelas pelas  quais não valerá a pena derramar uma lágrima de saudade. Assim se mata uma cidade.







Jacinto Lourenço  -  Nov. 2018