segunda-feira, 12 de novembro de 2018

As Questiúnculas da Nação







Para Rui Rio, a questão das falsas presenças, na Assembleia da República, do seu Secretário Geral, o Sr. Silvano, não passam afinal de "questiúnculas" levantadas por pessoas mal intencionadas. Para a senhora deputada Emília Cerqueira, que só se lembrou, seis dias depois, que havia sido ela a ter validado, sem querer, as falsas presenças do Senhor Secretário geral Silvano, com a password que este lhe facultou, e de isso lhe ser apontado como um grave atropelo aos seus deveres e direitos enquanto deputada eleita pela nação, o facto não passa de más intenções de "virgens ofendidas". Afinal, diz ela, todos têm as passwords de todos, o que implica, achamos nós, que  todos podem validar falsas presenças de todos, coisa que, a fazer fé no que já vimos sair daquela casa, que devia ser um exemplo de cidadania e democracia, não será de todo despiciendo.

O senhor presidente da Assembleia da República afirma que não é suposto que os senhores deputados conheçam as passwords uns dos outros, mas a verdade é que parece que conhecem e, muito provavelmente, a coisa não se resume ao Sr. Silvano e à D.Emília Cerqueira. A prática pelos vistos é useira e porventura estendendo-se um pouco por todo o hemiciclo, a fazer fé na D. Emília Cerqueira, que, no seu dizer, é uma "mulher do Alto Minho" e sem papas na língua e que por isso deixou a pairar no ar que há afinal muitas "virgens ofendidas" a usar o mesmo processo de validação de falsas presenças.                                                                                                                                               
Ao fim e ao cabo parece  que os únicos  'mal intencionados', no meio de tantas "questiúnculas" levantadas, somos nós, os cidadãos que placidamente continuamos a pagar, com língua de palmo, o vencimento de tantas "virgens" que circulam, ou não, pelo Parlamento. Assim se vai desacreditando a democracia por via da baixa política, dos políticos mentirosos e falsos e dos partidos que, numa atitude claramente corporativista, encobrem, ao limite, os seus e se recusam a olhar para a evolução da taxa de abstenção registada nas sucessivas eleições que desde 1975  vem quase sempre em crescendo, eleição após  eleição. Provavelmente, com "questiúnculas" destas ou de outras parecidas e com os líderes dos partidos a tentarem manobras de ocultação, dilação e desculpabilização dos seus actores partidários, a democracia vai continuar a degradar-se em Portugal e  a abstenção vai continuar a exibir o pouco que os cidadãos confiam no actual sistema político regido por tanta mentira e golpada partidária.  Tenham tento !


Jacinto Lourenço   Nov. 2018